LM-80, TM-21, L90, L80, L70 e LM-79

Com o avanço da tecnologia, a todo o momento surge um novo termo ou vocabulário ligado à qualidade do LED, ou da luminária. Para que você fique por dentro das metodologias de testes, fizemos um guia rápido para te ajudar a entender estes métodos.

-LM-80
É um procedimento que mede informações a respeito do fluxo luminoso e a alteração da cromaticidade em pelo menos 6000h. Visa analisar a depreciação do LED em conjunto da temperatura e corrente de trabalho de acordo com a vida útil esperada.

-TM-21
A partir da LM-80 é possível definir por meio de procedimentos de testes e extrapolação pela TM-21, são cálculos feitos através da temperatura de operação e corrente de trabalho, que permite estabelecer a manutenção do fluxo luminoso durante a vida útil da luminária LED.

L90, L80, L70 
A vida útil da luminária deve ser definida tendo como parâmetro a TM-21 em que a representação do L70, L80 e L90 está relacionada com o percentual de perda do fluxo luminoso no final da vida útil do LED. Os valores de 70%, 80% e 90% respetivamente, correspondem a depreciação do LED em determinado tempo de uso.

LM-79
É um conjunto de testes fotométricos e elétricos, feitos em uma luminária, que compilam dados como fluxo luminoso, eficácia luminosa, intensidade, temperatura de cor correlata, índice de reprodução de cor, curva de distribuição de intensidade luminosa, potência, frequência e fator de potência.